quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Expresso Digital de Anápolis x Geração Y

A iniciativa da Secretaria Municipal de Ciencia, Tecnologia e Inovação de Anápolis foi promover a inclusão digital do cidadão, através do uso da infra estrutura da unidade móvel denominada Expresso Digital.
Esta unidade móvel foi construida em cima de uma plataforma de onibus que contém 18 computadores a disposição do cidadão comum para acesso a internet de forma gratuita, sendo esta conexão é obtida através de uma rede wireless implementado no local do evento e ancorado em locais pré determinados para a sua ação social. O objetivo principal é proporcionar o acesso à internet com informações e conhecimento reduzindo a exclusão social e digital dos cidadãos do municipio de Anápolis.


Entretanto com o crescimento de blogs, redes Sociais, dentre outros o municipio agora está se deparando com cidadãos da Geração Y. Esta geração é também chamada de Geração da Internet que é um conceito em Sociologia que se refere as pessoas nascidas em meados da década de 1970 até meados da década de 1990. Esta Geração Y desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas. Uma de suas caracteristicas atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é caracteristico das gerações anteriores.

Para atender a esta nova demanda a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação deverá modificar a infra estrutura do Expresso Digital, para isto, deverá utilizar os principios básicos da tecnologia e inovação. Referente a tecnologia será aplicado no Expresso Digital as novas tecnologias de conexão móvel, tais como: 3G, LTE, GPS/GPRS e Rede WiMAX e no que tange a inovação será a disponibilidade do acesso à internet com o Expresso Digital em movimento pelas ruas de Anápolis, e não mais como se fosse um "hotspot" fixo.



Os benefícios nesta inovadora unidade móvel são a possibilidade dos cidadãos da Geração Y poderão acessar a internet utilizando qualquer equipamento móvel, a unidade móvel poderá ser rastreada em sua posição georrenferencial no uso do GPS, receber qualquer mensagem através do GPRS e enviar imagens e sons ambientes através da conexão da internet utilizando uma solução CCTV.

Mais uma vez o municipio de Anápolis dara um passo em direção ao futuro, pois deverá, contemplar as necessidades desta geração emergente, ou seja, proporcionar conectividade em movimento este é o lema.

Um comentário:

Koiti Ozaki disse...

Parabéns pela iniciativa de Anápolis na inclusão digital do cidadão.
Parabéns Maurício, pelo seu empenho na busca de soluções inovadoras para a realidade brasileira!