sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Você sabe que é LBS?

 
Location-Based-Service (LBS) é um serviço de informação e entretenimento, que está disponível para compreender o comportamento do consumidor. Ele é acessível através dos equipamentos móveis que utilizam a infraestrutura da telefonia celular e que tem a habilidade de dar o posição geográfica do equipamento móvel. 

Esta tecnologia que determina a localização de telefones celulares e outros equipamentos móveis está se tornando cada vez mais possível nos dias de hoje. As aplicações do LBS podem ser utilizadas em diversos contextos, tais como: análise de planejamento urbano, saúde, trabalho, vida pessoal, etc

O nosso enfoque do potencial no uso desta nova tecnologia é no planejamento das comunidades urbanas. Mas, porque as comunidades urbanas estarão interessadas nesta nova tecnologia?  Primeiro, em razão da grande difusão e  dissiminação das comunicações móveis, suportadas pelo uso intensivo de equipamentos eletrônicos pessoais, que tem significativo impacto na vida urbana do cidadão. As pessoas estão mudando seus hábitos de trabalho e socias em razão das novas tecnologias (Rheingold,2002). Atividades que antes exigiam um  posicionamento fixo e conexão, podem agora ser obtidas com maior flexiblidade,  em função da  habilidade em mover-se mais livremente (para alguma análise de corporações que trabalham com dominio, Duffy,1997). Consequentemente, a dinamica urbana está se tornando mais complexa e requer novas tecnicas de análise.
Segundo, e mais importante neste contexto, são os ados baseados no posicionamento de equipamentos móveis que podem tornar-se potencialmente fontes de informações para trabalhos em análise urbana.

A localização de dados  está tornando-se cada mais disponível  as suas aplicações  e são atualmente um grande assunto na industria de telefonia celular. Estas aplicações são geralmente referidas como serviços baseados em localizações LBS-, ou seja, serviços de valor agregado, embutidos nos dispositivos pessoais, na forma de utilidades.

Exemplos deste tipo de serviços agregados inclui sistemas que prove informações sobre os arredores  de uma comunidade urbana (restaurantes vizinhos, museus, postos de emergência, e assim por diante); distribuição de chats que indicam pessoas do mesmo perfíl para encontrar um espaço único para troca de informações, através de um tipo tecnologia muito criativa, onde uma pessoa adulta, alia perseverança, inteligência e senso de observação.

Voltando ao aspecto da comunidade urbana, esta nova tecnologia abre caminhos para um novo paradigma no entendimento de sistemas urbanos, cujo termo atual é "Mobile Landscapes". Este novo paradigma poderá dar novas respostas para antigas questões na área de arquitetura e planejamento urbano. Tais como: Quaios as rotas de origens e destinos dos veículos? Como compreender padrões de movimento dos pedestres em uma determina área urbana? Como destacar pontos críticos na infraestrutura urbana? Quais são as relações entre fluxos e área urbanas? E asim por diante. A tradicional forma de abordagem para coletar informações sobre estes temas são muito dispendiosas. Os Departamentos de Engenharia de Tráfego das grandes capitais ainda usam meios muitos caros e extensos para ajustar os seus modelos. Os especialistas em urbanismo monitoram com muito cuidado os movimentos dos pedestres para obter possíveis conteúdos mentais passíveis de introspecção em sua correlação com a configuração urbana. Ambas as áreas poderão ser modificadas pela introdução do "Mobile Landscapes", porque deverão mostrar os eventos em tempo real e não mais em modelos ou estimativas.       

Para compreender melhor esta evolução desta nova tecnologia, já existe aplicações em grandes capitais , onde podemos mencionar o caso da cidade de Milão, Italia. Que inicialmente apresentou projeto de análise de informações, que foi realizado em parceria com uma grande empresa de telefonia celular, no qual  endereçava a seguinte pergunta: como pode dados localizados em telefones celulares contribuir para o entendimento urbano da cidade?  

Conclusão: Este nosso trabalho partiu da observação que desperta o crescimento do mercado das comunicações móveis, entretanto,  dados coletados a partir de telefones celulares ainda eestão  mal utilizados nas análises urbanas. Mesmo assim, mostramos que haverá uma grande  evolução no  crescimento da tecnologia LBS voltada para planejamento de comunidade urbana.  E apresentamos o primeiro resultado obtido através do projeto  "Mobile Landscapes"tendo como foco o comportamento do usuário através  do estudo de caso, executado na área metrolitana de Milão, Italia.