terça-feira, 27 de janeiro de 2009

LED – Desenvolvimento Econômico Local - É novo elemento de sustentabilidade aos municípios ou cidades brasileiras


Baseado em documento desenvolvido pelo Banco Mundial (“Cities in Transition”) podemos definir que a proposta do LED é desenvolver capacidade econômica em determinada área local da cidade ou município, tendo como objetivo, aumentar o futuro econômico e a qualidade de vida dos cidadãos residentes nesta região.


Este é um processo que é proposto pelo setor público, privado e organizações não governamentais, que trabalham unidos (coletividade) para criar as melhores condições para o crescimento econômico e gerar empregos para as futuras gerações. Isto corresponde no aumento da competitividade de mercado, do crescimento sustentável e assegura que o crescimento é inclusivo.


O LED abrange uma escala de disciplinas incluindo planejamentos físicos, econômicos e marketing. Isto também incorpora diversas funções do governo local e setores privados incluindo ambiente de planejamento, desenvolvimento de negócios, previsão de infra-estrutura, desenvolvimento e finanças de bens imobiliários.


A praticidade do desenvolvimento econômico local pode ser compreendida em diferentes escalas geográficas. O governo local utiliza estratégias do LED para aplicar suas políticas públicas no atendimento às comunidades individuais e áreas onde o local necessita de uma competitividade econômica.


Estas políticas são as mais bem sucedidas se levadas em parcerias com as estratégias do governo local. O LED pode atuar continuamente sob as comunidades aumentando o clima de investimento e proporcionando aos negócios um bom ambiente de competitividade e possibilita a abertura de novos postos de trabalho e aumento da renda da população local.


As comunidades locais respondem a estas necessidades do LED por meio de diversos caminhos, e diversas políticas podem ser consideradas:

  • · Assegurar que o clima de investimento local é fundamental para os negócios da região;
  • · Atender empresas de qualquer tamanho (pequena média ou grande);
  • · Encorajar a formação de novos pólos de negócio;
  • · Desenvolver atrativo de investimento externo (nacional ou internacional);
  • · Investir em infra-estrutura física (luz, água, esgoto e rede de comunicação de alta velocidade);
  • · Investir em mão de obra capacitada;
  • · Suportar o crescimento particular de um negócio “cluster”;
  • · Atender em particular regiões da cidade para regeneração ou crescimento (áreas baseadas em crescimento);
  • · Dar suporte a negócios emergentes;
  • · Atender determinados grupos em desvantagem social.

Idealmente, a implementação do LED em cidade ou município brasileiro, deverá ser parte integrante de um abrangente processo estratégico voltado para uma especifica área ou região. O efetivo planejamento estratégico assegura que as prioridades são endereçadas e limitadas em razão de seu orçamento proposto.


O processo de planejamento é constituído de cinco etapas detalhadas que deverão estar em conformidade com os processos de planejamento local. Este processo não poderá ser prescrito e deve ser adaptado às necessidades da comunidade individualmente. As etapas propostas são:


  1. Organização dos esforços;
  2. Avaliação da condução da economia local;
  3. Desenvolvimento da estratégia do LED;
  4. Implementaçã da estratégia do LED;
  5. Revisão da estratégia do LED.

O Banco Mundial projeta que em no ano de 2025, metade da população do mundo deverá estar habitando áreas urbanas das grandes cidades. É imprescindível a urbanização em que o terceiro mundo requer estratégia no desenvolvimento sustentável para aumentar a qualidade do gerenciamento urbano e adaptação do ambiente economicamente competitivo.


Sem este desenvolvimento estratégico as cidades ou municípios brasileiros deverão ter como resultado baixa produtividade econômica, e baixa qualidade de vida para os seus habitantes. Entretanto, a alta concentração de pessoas nas cidades sugere que devemos ter propostas de crescimento econômico mais crescente tendo benefícios à própria população.


A orientação do Banco Mundial é trabalhar com setores do governo, particular e entidades não governamentais para construir um forte mercado competitivo e dinâmico nas cidades e municípios brasileiro.