Várias denominações sôbre Cidades têm significados importantes, tais como:
Cidades Digitais = são cidades que utilizam novas tecnologias de comunicação para atendimento a Sociedade Local .
Cidades Dormitórios = são cidades de caráter principalmente residencial, na qual a maioria dos moradores trabalha em uma cidade próxima, de maior tamanho ou importância econômica.
Cidades Desconectadas = em recente pesquisa do IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, inúmeras cidades no Brasil são consideradas desconectadas, pelo simples, fato de não oferecerem internet banda larga, para usuários residenciais, elemento da Sociedade Local.
Os principais atores em uma Sociedade Local são:
- Governo local (Poder Executivo e Poder Legislativo)
- Cidadão comum (Homem, Mulher, Criança e Idoso)
- Economia local (Comercial, Industrial, Rural e Autônomos)
O mais importante é que o municipio de Piraí já foi cantado em versos e prosa na música "Banda Larga Cordel", pelo poeta, compositor e ex ministro da Cultura, Gilberto Gil :
Ou se alarga essa banda e a banda anda
Mais ligeiro pras bandas do sertão
Ou então não, não adianta nada
Banda vai banda fica abandonada
Deixada para outra encarnação.
Ou então não, não adianta nada
Um vai outra fica abandonada
Os problemas não terão solução
Esta estrofe mencionada acima, reflete a visão do Gil com a sua sabedoria, que é necessário que os governantes locais desenvolvam soluções para os problemas apresentados através de projetos sérios de Cidades Digitais, onde o fundamental é dispor de acesso a banda larga para todos os atores da Sociedade Local, inclusive os que residem na área rural, denominada de "ultima milha" (sertão), nunca contempladas em diversos projetos de Cidades Digitais, nesta Brasil a fora.
Entretanto, sabemos que o primeiro passo na implantação de banda larga na Sociedade Local será obrigatoriamente dos Governos Locais. Mas de uma forma sustentável e tendo viabilidade técnica de expansão e politica. Este modelo possibilita que todos os interessados (atores) possa ser beneficiados, ou deixe para outra encarnação, como diz a letra.
Piraí, Piraí, Piraí
Piraí bandalargou-se há pouquinho
Piraí infoviabilizou
Os ares do municipio inteirinho
Por certo que a medida provocou
Um certo vento de redemoinho Não foi um certo vento de redemoinho, que ocasionou estragos conforme a reportagem do G1 (Globo.com) no dia 30/05/2010 "Moradores de Cidade Digital têm dificuldade para acessar a internet", mas sim os problemas pontuais desta nova sociedade, tais como:
- Telecentros, quiosques e computadores com funcionamento restrito aos dias da semana, entre 8h e 17h.
- Lan House privada toma o lugar do governo local através do atendimento de atendimento de funcionamento de segunda a sábado das 9hàs 22h, cobrando R$ 1 por hora.
- A internet paga é lenta, ou seja, para quem está disposto a pagar pelo acesso residencial, a velocidade de conexão "banda larga" fica entre 100 Kbps e 600 Kbps, com mensalidade a partir de R$ 60.
A principio sabemos que projetos de Cidades Digitais estão sempre voltados para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo o municipio, mas também para atender as necessidades básicas do cidadão comum, neste caso particular no municipio de Piraí, acesso à internet diretamente de suas residências.
É necessário ter a consciência de definir o custo efetivo da infraestrutura que incorpore as diversas necessidades da Sociedade Local. Tais necessidades devem gerar um plano de sustentabilidade capaz de estabelecer um padrão de prestação de serviços e procedimentos correspondentes. Dessa maneira, é possível conduzir a Sociedade Local no desenvolvimento de um projeto de Cidade Digital, estruturado em qualidade, expansibilidade e sustentabilidade, bem como prover os recursos necessários para a sua implantação.
Finalizando, o cidadão comum é quem paga os impostos, portanto, deverão ser os primeiros a receber ações de políticas públicas que possam diminuir os problemas de educação, saúde e inclusão digital. A infra estrutura de comunicação de alta velocidade (banda larga) é que deverá proporcionar estes benefícios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário